terça-feira, 3 de março de 2009

ovos e filosofia

Agora vindo pro trabalho avistei na banca de revistas a capa de uma fenomenal publicação que me rendeu diversas reflexões acerca da existência. Na verdade, o livro se propunha a isso mesmo, e devo respeitar a eficiência, porque nem precisei abrir o volume pra desencadear a minha filosofia matinal. O título era algo como Grandes Questões Religiosas e trazia na capa a enigmática imagem de uma galinha olhando com sincero espanto e receio para um ovo, que provavelmente tinha saído de sua cloaca. Por isso só eu já tinha ganhado o dia, mas eis que descubro que é só digitar ovo e galinha, sem aspas nem nada, no google images e voilá:






Não é sensacional? Um livro que vende em banca de revista e deve custar uns cinco contos tem uma capa from google e te faz refletir tal qual um filósofo só de saber que ele existe. 

Adoro o fato de, já de cara, o autor resumir todas as grandes questões da humanidade no tosco questionamento a respeito de quem veio primeiro: ovo ou galinha. 

Se meu livro fosse, teria uma página só, mas duas versões. Uma edição atéia, com a resposta "o ovo veio primeiro", seguida de uma breve explicação. 

(explicação: na minha concepção genial, o ovo obviamente veio primeiro. Considerando a evolução, o primeiro ovo de onde saiu uma GALINHA, é um ovo de galinha, ainda que tenha sido colocado e chocado por um pterodátilo. Pra mim isso faz todo sentido e, por favor, calem-se biólogos, paleontólogos, cientistas em geral e Carioca). 

Na edição católica, nem precisava tanto: estaria escrito GALINHA. Eles iam entender, lógico. Deus criou a galinha, ué. Então o ovo veio depois, assim como os óvulos de Eva. Aliás, se algum religioso não entendesse, ia dar um jeito de fazer a pessoa entrar em crise colocando em letras miúdas no fim da página: não compreendes, ser de pouca fé?

Pena que fizeram antes de mim. 

2 comentários:

Luiz Carlos disse...

Jujuba,
a resposta está.. e...e...eeeeee...eeeeeeexataaaa!

Darwin aplaude.

Mas é que uma galinha e uma não-galinha devem ser tão parecidas que a discussão é meio nonsense.

E outra, o bicho é claramente fruto de uma seleção humana. Como os pinchers. Tenta imaginar um yorkshire selvagem ou uma matilha daquele bolo de carne amorfo que é uma galinha competindo pela sobrevivência na natureza. Pois é.

Fefa disse...

A-D-O-R-E-I, principalmente esses dois momentos:

"calem-se biólogos, paleontólogos, cientistas em geral e Carioca)."

e

"não compreendes, ser de pouca fé?"

portanto eu teria as duas edições.