sexta-feira, 6 de março de 2009

lição de vida

Esses dias acordei e tava rolando uma matéria no Bom Dia Brasil sobre a tenebrosa onda de calor em São Paulo. Era gente reclamando, gente gemendo, gente passando mal. Era recorde, diziam os apresentadores. Aí deram um close no termômetro, daqueles que ficam na rua, no SOL. A temperatura mostrava 31°. Repito: 31°.

Teria caído se já não estivesse estatelada na cama. Oi? Trinta e um e as pessoas naquele estado? TRINTA E UM e uma reportagem de três longos minutos sobre essa aberração climática? Olha, até podem me dizer que a poluição piora a sensação térmica e escambau, mas, meeeeeeeeu, nada explica essa histeria. Aliás, histeria de paulista não me assombra. O que me assombra mesmo é a atenção dedicada. Se bem que, né?, globo. Deixa quieto. 

Então nem vou falar que Porto Alegre é quente pra caralho no verão - e um frio do cão no inverno, por isso somos tão resistentes, somos pasteurizados - porque essa coisa de se fazer de vítima vou deixar pro pessoal de São Paulo. Mas que a manchete e a reportagem a seguir sirvam de lição:

Calor de 45° derrete asfalto no interior do Paraná

Os conceitos nacionais sobre temperatura na região sul e clima subtropical nunca foram tão abalados, ahn? Aprendam, centristas, o inferno fica embaixo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Frescura desta paulistada. Ao menos aqui no Rio, 31º não dá nem pra suar direito...

Fefa disse...

gente, já peguei 45 graus no interior do paraná e é um absurdo completo. é inacreditável. 31 graus em sao paulo tb eh ruim, mas qd otu percebe que nao vai ficar lah mais do q um dia ai tu esquece. agora 31 graus em porto alegre eh pior do que os 45 graus do paraná....eh grotesco!

Pati Benvenuti disse...

O problema é que esse calor senegalesco não é comum em São Paulo, em Porto Alegre as pessoas não reclamam porque estão acostumadaa. E não fez só 31 graus em São Paulo, fez até 35 em algumas regiões (e 40 dentro do metrô).