quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

só pra compartilhar

Olha, eu sei que as pessoas se divertem e que muitas esperam muito tempo pelo carnaval (menos o pessoal de Salvador, que, segundo o capataz da presidência (né?), não precisa esperar, visto que o mesmo carnaval dura desde 1981), mas eu de-tes-to. E, tipo, mesmo sendo coisa da minoria, não gostar de carnaval deve ser o maior clichê da clichelândia, eu sei, mas não posso evitar.

Apesar das marchinhas e das mesmas músicas axé que eu detesto repetindo em looping, não é a festa que me incomoda. Porque, né?, se tu não gosta de PULAR carnaval, tu simplesmente não pula, ninguém te OBRIGA a participar dos festejos. E se é por música chata e repetitiva em todo lugar que tu vá, o natal ganha disparado. Aí vocês vão lembrar que eu também não gosto de natal e eu fico reclamando de tudo porque sou CHATA e fim. Mas não, veja bem, o festejo em si não me incomoda, mesmo. Até porque é um puta feriado e eu sou muito a favor de feriados. O que me irrita mesmo é que não acontece nada além de carnaval enquanto é carnaval. Vou exemplificar:

Certa feita, fiquei de plantão no carnaval. Eu trabalhava num EXCÊNTRICO jornal local e a minha editoria era responsável por páginas e mais páginas de notinhas. Assim, era uma editoria super relevante (¬¬). Então ficamos eu e minha chefe trabalhando, sei lá, das duas da tarde até à meia-noite (ela ficava mais, na real), preenchendo páginas de notinhas. Mas com um pequeno porém, não podia falar sobre carnaval. Porque uma editoria específica ia fazer a cobertura total, completa e absoluta sobre isso.

Juro.

Aí eu pergunto pra vocês: ALGUMA coisa que acontece entre sábado e quarta-feira nessa colorida e purpurinada festa NÃO É sobre carnaval?

Carnaval não é um feriado qualquer, nem uma festa qualquer, é um período histórico, um lugar, uma coisa que tem vida própria, com tentáculos, um universo paralelo. As pessoas envolvidas no carnaval formam uma civilização nova, uma sociedade com regras próprias. E as coisas acontecem ali, naquele contexto. Não é no carnaval que vale tudo? Esses dias me disseram que o carnaval é a última coisa antes de começar a quarentena (ou quaresma, sei lá), confere? Então quer dizer que mesmo os cristãos têm seu momento pagão durante o carnaval pra depois ficar quarenta dias sem beber, fuder e falar palavrão? Isso tem sentido religioso ou é só o tempo de tratamento contra as perebas adquiridas? Não sei mesmo, mas também não importa, o que importa é que tudo que acontece durante o feriado de carnaval, pertence ao carnaval. Pelo menos aqui nessa parte do globo, que é a que me interessa atualmente. Descolar os acontecimentos do carnaval - no Brasil, evidentemente - é a mesma coisa que dizer que uma coisa que aconteceu na Idade Média não tem relação com a Idade Média ou que algo que foi feito pelos, sei lá, índios, não tem relação com os índios. Sério, no próximo carnaval leiam as notícias do final de semana e confiram se não tem um tantinho de confete e serpentina em todas as histórias.

Exagerei? LÓGICO. Mas é assim que se reclama nessa vida, fazendo fiasco.

Então, repito, nada contra mesmo as pessoas que curtem muito o carnaval, embora os tenha chamado de perebentos (mas ó, foi com todo o respeito). Só acho meio chato esse lance de cobertura total carnavalesca por parte da imprensa. Porque eu fico pensando: quem GOSTA da coisa, tá lá no meio, né? Ou não, também, vai saber. E mesmo se eu fosse fanzoca de plumas e paetês não ficaria satisfeita só vendo milhares de fotos com pessoas iguais e penachos diferentes o dia inteiro. Mas, enfim, são poucos dias, a gente sobrevive. Foi só pra compartilhar mesmo.




Um comentário:

Ana Laura disse...

a cena mais triste, diria o nosso mestre, é aquele cara lá no canto, movimentando os indicadores ritmadamente, criando coragem pra entrar no trenzinho. ele não se sente à vontade, mas quer fazer parte, sacas?