quinta-feira, 3 de abril de 2008

Poesia no ônibus

Nada mais poético do que estar em um ônibus desumanamente lotado escutando uma música que diz:

There is something on your miiiiiind, by the way you look at me

E foi nessa vibe desaconselhavelmente hot é que adentrei num coletivo atrolhado de gente louca e desesperada no fim da tarde de ontem.

Posicionei-me da melhor maneira possível, tentando ignorar as encoxadas, empurrões, cacetadas que não poupavam ninguém, e abstraindo para um mundo melhor.

(And what you're thinking brings happinessssss)

Subitamente, um senhor se virou pra mim, me olhou profundamente e proferiu algumas palavras, em tom grave.

(Please, pleeeeease don't try to tell me

I think I, I understaaand)

Não escutei nada, claro, com o som no último volume, mas aquele climão todo (embora particular) me levou a imaginar muitas coisas.

As chances de alguém tentar marcar um date ou mandar uma cantada esperta num ônibus lotado parecem mínimas por diversos motivos. Um deles é simples: pra que conversar se tu até já conseguiu o encaixe e deu aquela conferida no material? Devemos lembrar, porém, que a filosofia do "relaxa e goza" tem sido muito propagada por aí e creio que todos concordam que é mais interessante/seguro que as pessoas passem a aproveitar a idéia no sentido produtivo da coisa - procurando o que há de melhor nos momentos difíceis - do que resolvam levar o relax e o gozo ao pé da letra.

Pois pensando nisso e em como atraio loucos por aí, tirei um dos fones de ouvido e perguntei, cautelosa:

- Oi???

Ele repetiu, da mesma forma plácida e segura:

- A gente vai virar sardinha.

Ok.

***

Ontem era o dia universal do ônibus lotado e ninguém me avisou, né? Porque depois de toda aquela sovação coletiva pela qual passei no love bus, acabei pegando um TUM (sempre ele) miraculosamente lotado pra ir à aula. Bem, como nós sabemos, esse horário costuma ser muito bem fornido de linhas e opções para os passageiros. Bem, alguma coisa deu errado e fomos parar todos (no sentido de 6 bilhões de pessoas humanas) no mesmo carro. Ainda bem que esse trecho é bastante curto e, geralmente, o menos detestável do meu dia. Quando consegui atravessar a massa enlouquecida, já tava na hora de descer. Thank god.



***

Aí quando eu estava achando que já tinha passado por tudo nessa vida de pedestre, meus amigos da carris me surpreenderam (sempre eles) novamente. Lá ia serelepe no horário de almoço, com o sapato que escorrega (de novo), quando entrei no meu ônibus das onze e trinta e seis de todo o santo dia e dei de cara com um chão en-sa-bo-a-do. Cês lembram da sensação de andar de freedom fog em dia de chuva? Sim, foi um festival de expressões de desamparo e de gente escorregando. Depois de passar ilesa pela roleta (muita cautela) fiquei só acompanhando os deslizes literais dos outros passageiros.


***

Vocês tão percebendo a evolução aí? Sabem qual é o próximo passo? Festa da espuma no busão lotado. Sério, baile funk é para os fracos.

Diz aí como é que se faz, dona Etta!

You just pack your clothes, turn around and slowly walk out of the door.


*
P.S.: agradecimento especial a octi (antigo hans) que sempre quebra os protocolos da repartição para que as coisas funcionem melhor.

3 comentários:

Unknown disse...

Sei como é, e quando tenho tempo livre prefiro andar alguns pontos para trás e pegar o ônibus um pouco menos cheio.

Excelente texto. Já assinei.

http://ilhados.com

Su disse...

ah ju lendo esse post lembrei duma história de bus que uma amiga presenciou mto boa. foi no t2. tava lá ela qdo percebeu uma conversa super hiper animada entre o cobrador e a passageira que conheciam sei lá quem e isso deu tanto pano pra manga que trocaram até telefone e marcaram encontro etal. pena que o horário que permitia o caso amoroso era tabela de verão, então logo o amado voltou para o horário normal dele. aham, carris é amor tb! =p

Unknown disse...

vcs nao tao entendendo... o sabao é um teste, tipo um PROJETO PILOTO. jogam sabão, todos escorregam, ficam lisos e ensaboados e, no momento da lotação do bus, deslizam entre si com mais facildiade...

da mesma maneira, as FREADAS BRUSCAS dos coletivos atrolhados servem para otimizar os espaços vagos nos carros...