domingo, 13 de abril de 2008

pausa dramática

Esse título semi-emo parece muito de acordo com nossa situação atual, ahn? Depois de alguns dias de férias forçadas, pequeno répti está retornando das trevas e confessa que já não se aguentava mais de vontade de falar m¨*&%$ e dividir com a clientela. Pois bem, por poético que seja, a pausa dramática que nomeia esse post nada tem a ver com esses dias de abandono do guichê, é mera coincidência. Juro.

O caso é que sócia e eu falávamos esses dias sobre demissão, assunto que me lembrou de O Aprendiz, tema que evocou Donald Trump, que (adivinha?) levou a Roberto Justus. Ou teria sido o contrário? Bem, o fato é que todo reality show tem seu bordão, né? No caso do supracitado, tanto na versão ianque quanto nacional, o lance é:

Trump:
- You're ... (suspense, olhar penetrante)... FIREEED!

Tá, to inventando, eu nunca vi a versão original. Mas pra saber como funciona o original de qualquer reality show plagiado toscamente no Brasil é só destraduzir (?) e fazer a adaptação (cof) cultural, não é?

A Roberto Justus, por exemplo, na adaptação SAP da suposta pausa dramática de Trump, só resta dar uma ajeitada no topete, visto que a quantidade de botox não o permite expressar muito mais do que Cigano Igor naqueles instantes de tensão nos quais o participante nem sequer imagina o que está por ouvir. Funciona assim:

Justus:
- Você está ... (outra espécie de suspense (1)) ... Dê-mitido!!!!



Sério? Será que alguém fica tenso, na dúvida, curioso com uma pausa mal colocada e desnecessária dessas? Porque a não ser que ele diga "Você está.... no Candid Camera!!!" nada mais poderia ser, né? Mas bonito mesmo seria uma jogada ousada de Justus: "Você está...(sorrisinho no canto da boca, esforço sobrenatural para isso, escorre uma lágrima) convidado pra ir para Ilha de Caras com Ticiane, minha sogra e eu!".

E no decorrer desse delírio todo acabei lembrando que a única pausa dramática cortando bordão (2) que realmente sempre me deixava muito angustiada (vejam só!) era proferida por Gugu Fuckin' Liberato diariamente nas tardes (3) do SBT. Ninguém ficava curioso quando ele engatava a primeira numa vogal só depois que os participantes respondiam às perguntas no falecido Passa ou Repassa?

A resposta está EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE (segue rumo ao infinito...até que...) ... ZÁTA!!

Ou ainda:

A resposta está (pausa dramática deslocada, efeito redobrado) EÊEEE (silêncio maroto) ... EEEE.. (opa! de novo) ... EEE (seria agora?) . EE . (de sopetão) RRRAADAA!!!

Ai, meu coração. OK, eram raros os momentos em que nós, mesmo com seis anos de idade, sabíamos menos que os estudantes de Limeira ou do ABC Paulista (com todo o respeito) que participavam do programa. Mas às vezes Gugu pegava pesado no pega-ratão.

Aí antes de começarem as fuckin' aulas eu perdia my precious tempo assistindo ao American Idol, só de saudade do Ídolos nacional, que era muito mais malemolente. O host (arfe ao pronunciar) Ryan Seacrest, que deve ser mania nacional nos esteites de tão chato que é, tem também seu bordão, que aprimora a cada dia. No ritmo que vai, na próxima temporada vai rolar um Borat Style e ele vai dizer PAUSE! no meio da frase de efeito. É mais ou menos assim: ele engrossa a voz, finge que é bem macho, faz o olhar 43 (43 mesmo, just like Paul Richard), encara a câmera e lança:

This... (a América pára e aguarda, ansiosa, mão direita no peito) ... is Ameeeerican Idol!!! (mil adolescentes desmaiam, umas 400 tias ensaiam um semi-orgasmo, uma das cordas vocais de Ryan se rompe). Entra a vinheta.

Aí eu pergunto: Jura? Achei que fosse Queer Eye for The Straight Guy...


....


(1) Quanto tempo ele consegue ficar sem piscar? Se ele abrir muito a boca ele se rasga todo? Wow, aquilo ali parece... borracha?
(2) Essa é uma categoria muito específica, notem. Afinal, drama mesmo na TV só Serginho Mallandro sabe fazer. Pra Porta dos Desesperados não há concorrentes.
(3) Nas tardes, nas manhãs, madrugadas, apenas fins de semana, apenas dias ímpares, apenas dias santos... Tudo alternadamente. A lógica da grade de horários do SBT sempre foi um grande mistério.

2 comentários:

cecilia disse...

ahuahuahuhauahuahauhuahuahua

ja encerrando minhas atividades webicas do findi, tive q vir apenas RIR aqui!! nao tenho forcas pra comentarios mais detalhados, so direi q tu realmente TE PUXA!

Julia Dantas disse...

esse post está eeêÊêeeeeeeee ......xcelente!