terça-feira, 9 de março de 2010

transporte público em porto alegre é teste pra cardíaco (a/c galvão)

Ontem saí do trabalho às 11h30 e peguei o ônibus Praia de Belas, porque ia tentar dar uma nadadinha esperta no intervalo, antes de ir dar aquela ESPIADINHA na Clara em casa. Aí duas paradas antes da minha, tinha uma PÁ de gente querendo descer do bus e de repente o motorista arranca o carro. Não acompanhei muito bem esse início do bolo porque tava de fone, meio que ignorando o mundo. Ae a galera começou a gritar, muito mais desesperada que o normal: "PARA! PARA!"

O cobrador, um doce de pessoa, olhou pra galera e falou, com toda a classe do mundo: fiquem mais perto da porta, seu bando de boca aberta! Ae geral respondeu: tem criança aqui, animal!

Me espichei toda pra ver a criança, que tinha acabado de descer. Era um RECÉM-NASCIDO. Sério, era um bebê microscópico no colo da mãe e o motorista tinha arrancado o ônibus quando ela tava descendo. O pai tava EM CHAMAS de desespero e ódio e xingou de volta o cobrador. Dou TODA A RAZÃO do mundo pra ele. Ae o cobrador, um anjo de candura, ficou xingando de volta e DEBOCHANDO do pai.

Eu desci logo depois, mas peguei o prefixo e denunciei geral pra EPTC. Todos nós sabemos que as minhas denúncias não têm surtido efeito algum, mas não dava pra deixar passar batido. Pena que demooora pra essa galera do 118 atender o telefone, porque eu queria mesmo era ter denunciado de DENTRO do ônibus, na frente do estrupício. Não quero nem pensar na desgraça que poderia ter acontecido. O motorista cometeu um erro, nem sei que reação ele teve. Mas o cobrador assinou embaixo e levantou a bandeira da incompetência e falta de educação que reina no transporte coletivo da cidade. Péssimo ser humano, tem todo o meu desprezo.

***

Então hoje é aniversário do meu padrasto e tava rolando um almoço em família. Acabei saindo atrasada pro trabalho e peguei um táxi. Porque eu tenho SORTE, foi só o trânsito trancar um pouquinho ali na Aureliano que o motorista DORMIU na direção. Sim, ele dormiu e o carro apagou quando ele tentou disfarçar. Foi super legal. Mandei me deixar ali mesmo e que ficasse com o troco. O cara não queria deixar eu descer e não pegou o dinheiro. Saí praticamente fugida do carro, no canteiro central da avenida, na chuva. Foi tãaaaao divertido. Só que eu fui trouxa e não peguei o prefixo do táxi pra continuar o ciclo de denúncias. Sei lá, fiquei mega nervosa com a insistência do cara, preferi fugir pela minha vida. E, na verdade, espero muito que ele não esteja matando alguém nesse momento. Evidentemente não consegui outro táxi, tive que caminhar até a parada e esperar o ônibus. Cheguei meia hora atrasa. FIM.

2 comentários:

Ana Laura disse...

cara, eu já peguei esse taxista tb! quer dizer, espero que seja o mesmo e que não existam vários dormindo no trânsito aí pela vida. mas o fato é que eu não tive coragem de descer como tu...

juliana disse...

=O

tu andou com um cara que tava dormindo?? coragem é FICAR no táxi. ele podia estar bebaço, cansadaço... imagina se ele te mata!