sexta-feira, 28 de março de 2008

chuva

Engraçado como depois de 50 (insira aqui o número de zeros que achar conveniente) de anos de civilização o homem (enquanto raça humana, heh) ainda fica completamente descontrolado e angustiado em dia de chuva. E em dia de vento fica louco. Comecem a reparar.


Toma um exemplo: nos quinze minutos em que fiquei dentro do bus lá pelo meio-dia, o motora teve problemas com outros motoristas umas 20 vezes. Em uma delas, um tiozão parou o carro, desceu e começou a xingar todo mundo no ônibus pela janela. Eu pego esse mesmo trem todo santo dia e devo dizer, não só pra defender meus amigos da Carris, que é sempre o itinerário mais plácido da minha rotina. Mas a chuva faz isso com as pessoas, né? O desespero.


Falando em stormy weather, cês viram que a Beyoncé vai interpretar a Etta James no cinema? Primeira coisa que pensei: óoooonn, que vergonha! (faces coradas). Acho que é mais ou menos a mesma coisa que mandar o Tiririca interpretar o Chico Buarque em um filme, assim, guardadas as devidas proporções. Mas nós estamos falando de divas e não de malandros, não é mesmo? Aí a Etta, que ainda vive, soltou essa: Beyoncé ainda tem que comer muito arroz com feijão pra me interpretar. Toma! Às vezes dá alta vontade de saber fazer uma coisa muito bem só pra sair esculachando todo mundo com essa classe toda (as minhas motivações são sempre as mais nobres, notaram?).


Acho que música mais superpop atualmente da Dona Etta é At Last, que toca no comercial do Pallas, onde Jack Bauer circula bem louco pelas ruas de Porto Alegre - inclusive acabou sendo preso por dirigir alcoolizado logo depois, vejam só - achando que não tem ninguém na volta.

Eu sempre jurei também que a versão dela para Stormy Weather era a música que tocava naquele comercial do Prestígio no qual a mina saía do mar comendo chocolate, deixando o cara mais louco que o Jack Bauer (talvez pela improbabilidade de um chocolate ter permanecido inteiro nas profundezas do oceano). Mas já vi que estive equivocada e que, realmente, sentido nenhum uma música dessa num comercial na praia, num dia bonito. Moral da história: alguém lembra em comercial de que tocou essa música? Era de carro também? Seria Etta James a musa das montadoras brasileiras?





Na foto acima vocês podem perceber que Etta foi uma das pioneiras (e sustentou muito bem) do estilo nega-loira, copiado futuramente pela própria Beyoncé, Victoria Beckham e por grandes intérpretes da música brasileira, como Chrigor do Exaltasamba, Anderson Leonardo do grupo Molejo, Rodriguinho dos Travessos e Belo, que já foi do Soweto, da Viviane Araújo e hoje deve pertencer a uma boa quantidade de pessoas no lugar onde passa as noites.
.
.
A chuva realmente está ligada intensamente ao sentimento da pessoa humana, não é não? Existem muitas músicas sobre temporal, precipitação ou mesmo apenas nuvens. Mas, aí, vou dar umas dicas momentâneas para criar o clima do fínde bonito que se aproxima:
.
.
A própria Stormy Weather e Ain't no sunshine when she's gone (adouro ambas) foram gravadas por toda a torcida do mengão e do manchester juntas. Baixem qualquer uma ou todas e saiam comparando, distração para a tarde de domingo. I'm only happy when it rains, do Garbage, é em homenagem ao nosso antigo Hans, que adora um temporal, que eu sei. No Rain, única música do Blind Melow, é muuuito bacaninha e tinha o clipe da abelhinha que eu sei que todo mundo lembra e curtia. Por fim, Electrical Storm, do U2. Eu odeio o Bono, curto os outros integrantes, mas acho que, no fundo talvez eu odeie a idéia da banda em si, mas eles têm várias músicas que eu curto horrores. Confuso, não? Culpa da chuva!
.
.
Vocês bem que podiam enumerar músicas sobre a chuva que vocês gostam/lembram, né? Que nada mais me lembro e ainda tenho que voltar a (fingir) trabalhar.
.
.
.
P.S.: Rodrigo, Anderson Leonardo era o que chamava o Andrezín!!

6 comentários:

Camila Mazzini disse...

"quando a chuva passar..."
Ivete

"lá fora está chovendo, mas assim mesmo eu vou correndo..."
Jorge Ben

"chove lá fora e aqui, faz tanto frio..."
Lobão

"It's raining man..."
Gloria Gaynor



obrigada!
beijos

administrador disse...

de nada!! eu que agradeço! =D




(ok, não entendi o agradecimento, juro...)

Su disse...

Bom na minha lista entra duas já citadas:

Lobão e Ben Jor.

Depois tem primeiros erros versão capital inicial. ok,ok deixa me explicar antes de criticar. hehe hj acho mó mela cueca as músicas desse acústico deles. mas na época que associei essa música a chuva era eu lá uma inocente e poliana menina do interior. =p ("e fizesse parar de chover nos primeiros erros e lalala)

e depois tem um negócio que cantava na terna infância de criação própria que felizmente não lembro.

tá bom assim Ju?

cecilia disse...

venho apenas rapidamente dizer q pra mim a melhor música do mundo é uma música de chuva: the rain song (maozinha, maozinha urgente!!), do led.

tinha outros comentarios a fazer mas preciso trabalhar, já q essa semana foi quase NULA pra mim neste sentido.

rafa. disse...

november rain! clipe afú tb!!!

Su disse...

Lembrei de mais duas, ambas do cordel:

preta e a outra não sei o nome, mas é o "chover, chover... seu boiadeiro pq aqui choveu..."