quarta-feira, 5 de março de 2008

justiça

Venho através deste me redimir com os motoristas de ônibus. Eu tinha uma rixa com a classe desde que um representante da turma resolveu me irritar muito certa vez. Na verdade, acho que a mesma pessoa me irritou muito duas vezes quase seguidas. O causo é que em uma bela manhã, vindo para cimentland, eu cheguei na parada, tipo, meio segundo depois de o ônibus entregar/recolher os passageiros e se preparar pra largar fora. O busão, porém, andou meio metro e teve que parar por causa do sinal. Eu, esperta, aproveitei, vim na correria (mano) e pedi pra entrar, simpaticamente. O motora negou na cara dura. Algum tempo (um dia? Dois?) mais tarde, aconteceu a mesma coisa. Só que, pra humilhar mais, primeiro o motora fingiu que não me viu, esperou eu pedir loucamente pra entrar (batendo na porta e tudo) e depois negou. Bem malvadinho.

Eu sei, eu sei, eu sei que os motoras simplesmente não podem parar duas vezes no mesmo ponto e parará. E eu sei, principalmente, que se o motorista eu fosse, também não abriria a porta pra mim. Mas, combinemos, eu tenho todo o direito do mundo de, pelo menos, achar mó fiadaputa qualquer pessoa que vai contra os meus interésses. Vocês não concordam (flhosdap#%¨*)? Aliás, temos o direito de pensar o que for sobre o quer que seja, tão ligados?

Enfim, passado algum tempo e eu já mais madura e serena (um mês? Dois?) não me irritava mais com todos os motoristas do mundo só por causa de um representante sádico da turma. Daí que de uns tempos pra cá, só pra eu ter que engolir minhas mágoas de miguxa, os motoras têm me tratado bem a ponto de eu quase (quase) me arrepender de ter falado tão mal do xaropinho que me negou arrego no passado. Esses dias um deles esperou que eu adentrasse o coletivo (ui) e me chamou pra me explicar o motivo pelo qual ele sempre parava mais pra frente da parada, me fazendo dar aquela caminhadinha básica até a porta toda vez. Falando sério, eu reclamo de praticamente tudo, mas esse é o tipo de coisa que não costuma me incomodar, tanto que demorei pra entender do que ele falava. Aí respondi que tava tranqüilo, nada a ver, compreendido. Muito simpático mesmo, fiquei chocada.

No mesmo dia? Ou um ou dois depois? Bem, semana passada lá estava eu me encaminhando pra parada do T7, aquele que vem de dois em dois anos, quando vi o bendito chegando na parada e eu do outro lado da rua ainda, nem tinha chegado ao corredor de ônibus. Pensei: “FODEU!”. E devo ter feito mó cara de “FODEU!” também, vejam só. Consegui atravessar a rua, mas já nem tinha esperanças de alcançar a porta do busão, então passei a andar devagar e cabisbaixa. Uma injeção súbita de ânimo me fez ensaiar uma corridinha (visto que a caranga demorava a arrancar), mas quase que imediatamente o bus fechou a porta e começou a andar. Parei e aceitei. Eis que, quando nem eu mesma acreditava mais em mim própria, Mr. Busdriver me deu um voto de confiança (deve ter visto que tive ímpetos de correr loucamente), freiou e abriu a porta pra me esperar. Quanta emoção! Percebi que ao fundo tocava Carruagens de Fogo enquanto eu corria destrambelhadérrima usando sandália com salto 7 (oito? Nove?) . Cheguei finalmente, bonitona que só eu, e agradeci a gentileza do motorista.

Aí hoje foi a gota d’água pra eu me arrepender de sair xingando motorista de bus quase que digrátis por aí. Afinal, desde que esses acontecimentos começaram a se destacar no meu cotidiano, comecei a ser mais compreensiva com a classe. Meu, que trabalho do inferno, vai dizer? Em qualquer amostra pesquisada, 80% das pessoas dentro um ônibus serão SEMPRE maleducadas e insuportáveis. Imagina lidar com isso todo dia em turno integral? Fala sério, eu ia ser a motorista mais grosseira e cruel da história. Pois então que vinha eu hoje pro trampo, despreocupada com o horário, e vi que perdi o bus daquele mesmo jeito de sempre: morrendo na beira da praia. Mas ao contrário do que acontece com a BANDA BRASIL diante de sua poderosa, meu coração não chorou. Como não tava nem aí pra pontualidade mesmo, continuei meu caminho sem nem pensar ou expressar um "FODEU!zinho" sequer. E não é que as almas caridosas estão em todo o lugar? Gente, o motorista buzinou pra me chamar e perguntou se eu tava indo pra lá que aí ele me dava uma carona. Heh. Tá, não era uma carona, eu paguei a passagem. Mas sabe quando te oferecem carona, perguntando algo do tipo "tá indo pro mesmo lado?". Bem assim. Aí abri meu sorrisão super IN (metálico), agradeci a gentileza e, pela primeira vez em meio ano, cheguei pontualmente no serviço.

Valeu, pessoal da Carris, vocês andam fazendo meu mundo mais feliz!

6 comentários:

Gabi Voskelis disse...

caraaaaaaaaaaalho! essa última foi foda! ele só pode estar afim de vc!

administrador disse...

mas, meeeu, eram personagens distintos! não sei o que se passa com a minha AURA, mas que de uns tempos pra cá o mundo e as pessoas andam facilitando minha vida horrores é verdade.

Luiz Carlos disse...

Concordo com a gabi.

O rapaz tem talento pra coisa...

administrador disse...

não era UM RAPAZ! eram três senhores! (porra!)

Anônimo disse...

Nada se compara com a situação que passei. A caminho do trabalho, corro para pegar o t1. Nesse verão escaldante de Porto Alegre estava de vestido, leve. Na corrida vejo que tem alguma coisa errada, mas era a escolha entre chegar no horário ou ter que inventar desculpa para o chefe. Subo, vejo que o motorista olha com uma cara meio estranha. Abro um sorriso amarelo e percebo que o vestido desceu mais do que deveria, como é de alcinha não usava nada por baixo. Argh, que vergonha! Certo, mas mantendo o orgulho fui em direção da roleta. Qdo o cobrador lança um comentário direcionado pra mim, mas que não escutei. Ingenuamente fiz "ahn?". e ele repetiu a tal frase. nessa hora queria ter dois metros de altura e um soco potente (até poderia ser do maguila nos seus melhores dias) para quebrar aquela cara insolente. as palavras que ouvi foram as seguintes: "Não pode deixar o bichinho pra fora, tem que cuidar bem dele". Não sei o que foi pior, os risinhos das pessoas que ouviram, a minha não reação ou a palavra bichinho! arf, malditos cobradoes!

Luiz Carlos disse...

Hahauhauahhaeuheah

Bichinho é foda. E o cara ainda repete.