sábado, 22 de dezembro de 2007

Então... é Nataaaaalll!!!

A gente sabe que o Natal ta chegando por vários motivos: a breguice tomou conta do coração das pessoas de paz e bem; a cor dessa cidade não sou mais eu, mas a combinação de vermelho, verde e dourados pomposos; e a porta dos desesperados é fichinha comparando com fila de crediário.

Mas vamos combinar, o PRIMEIRO sinal mesmo da aproximação do apocalipse, digo, do Natal, é quando a rádio Continental começar a tocar o terror na gurizada com a versão brasileira Herbert-Richards de Happy Christmas (War Is Over), cantada pela Simone. Aliás, começo a pensar que a Simone nem pertence a essa nossa dimensão, porque tal qual o próprio Noel, o coelhinho da páscoa e o décimo terceiro, ela só aparece uma vez por ano e a maioria das pessoas ou nem fica sabendo ou não acredita na sua existência. E, como todos sabem, por algum motivo que eu desconheço, os habitantes desse reino da fantasia costumam ter aparência de gosto duvidoso:



Aí então todo o fim de ano lá vem a Simone querendo saber o que a gente fez.

Olha, confesso que até senti certa vontade de barbarizar com o nosso jealous guy e encher ele de osso por ter desencadeado esse infindável e tenebroso processo, mas aí eu dei uma olhadinha nos versos originais e corei as faces. Aaaaauuummm, Simone, que vergonha!

Juro que nunca suspeitei que John Lennon tivesse escrito qualquer coisa sequer semelhante a infame e vazia versão simonística. Mas, entendam, por favor, eu NUNCA me interessei pela versão original porque o pavor pela derivação me fez pegar ódio até da melodia. Hoje, porém, num momento JORNALISMO VERDADE, fui obrigada a encarar os fatos pra ser honesta com o leitor. Bora pra comparação!

Os versos:


Essa é aquela que garanto que você ouviu ontem, quiçá agora mesmo:


Então é Natal...
...E o que você fez?
O ano termina
E nasce outra vez

Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo

Então é Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

Então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre
Num só coração

Então, bom Natal
Pro branco e pro negro
amarelo e vermelho
Pra paz, afinal

Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem

Então é Natal
E o que a gente fez?
O ano termina
E começa outra vez

Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo

Então é Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem


Ai, gente. Que tristeza. Vou ser honesta, eu nunca tinha LIDO isso. Porque, admito, tem até músicas em português, a minha própria língua mãe, que às vezes não entendo. Exemplo: “Que seja feliz quem”. Nunca soube que o quem era quem. E, na boua, todas as palavras que eu inventei na infância para o quem, faziam mais sentido e ficavam mais classe. Ok, bola pra frente.

Aí vem a versão do Lennão

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun

And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The world is so wrong
And so happy Christmas

For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun

And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

War is over over
If you want it
War is over
Now...

Agora, me digam, de onde a doida da Simone tirou a idéia de enaltecer a festa cristã maravilhosa onde todos se abraçam que é o Natal?

Desculpa, John. Nunca me enganei contigo! Perdoa por ter pensado qualquer bobagem. Tudo firmeza ainda entre nós?



Aproveitando que estou na baia e que meu computador, mesmo pirracento, roda YouTube, eu tive coragem e fui catar videozinhos. Tudo isso pra fazer a Simone passar vergonha.

E devo dizer que foi um sacrifício achar esse vídeo. Tu coloca “Simone Natal” na busca e vem um monte de montagem power point style ANTES da própria cantora.

O que você acha disso, Simone?

É, vai disfarçando. Mas não deixa passar o dia 25 que daí só ano que vem pra gente lembrar da senhora, ahn? E não vá brigar com a Xuxa!

Mas aí eu catei o vídeo para a música do amigo John. Eu não sei se esse é o original, mas aparece muitas vezes e, enfim, acho que retrata bem o que o moço quis dizer.

Então de um lado temos um vídeo que é um soco no estômago e clama por paz da única maneira que eu imagino que possa ser eficiente: mostrando o horror que é uma guerra. Do outro, temos uma senhoura pregando palavras desconexas sobre a paz da forma mais escrota possível: vestida de branco dos pés à cabeça, cantando abraçada na Xuxa e tentando hipnotizar um grupo de crianças vestidas de frei caneca.

Eu não digo mais nada.

Mas o que você acha disso, John?


Concordo.




4 comentários:

Luiz Carlos disse...

Na primeira foto o João Lennon tá A CARA do Spielberg!!

Gabi Voskelis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabi Voskelis disse...

não sabia que funcionava no final de semana tb...

administrador disse...

em fins de semana boring, yes.

hehehehehe